terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Os diferentes véus islâmicos




Os diferentes véus islâmicos são:

A "burca"
Muitas mulheres envergam a burca porque muitos muçulmanos acreditam que o Alcorão (livro sagrado islâmico) exige que homens e mulheres “se vistam e comportem modestamente em público” (wikipédia).
Todavia, estudiosos deparam-se com o facto de a burca não ser especificamente mencionada no Corão e nem no Hadith (é um corpo de leis, lendas e histórias sobre a vida de Maomé), que apenas fala em cobrir o corpo das mulheres, sendo permissivel deixar o rosto, mãos e ocasionalmente pés descobertos.
Deste modo surge a questão: Então porquê o uso da burca? O seu uso foi imposto pela comunidade religiosa Talibã, que comandou o Afeganistão nos anos 2000.

O "niqab"
O niqab é um véu que cobre o rosto, excepto os olhos e é utilizado por mulheres muçulmanas que habitam em países da Península Arábica, podendo também ser visto em outros países de tradição religiosa muçulmana. Allah diz no Alcorão  (significado em português):  “Ó Profeta, dize a tuas esposas, tuas filhas e às esposas dos crentes que (quando saírem) se cubram com as suas mantas; isso é mais conveniente, para que distingam das demais e não sejam molestadas. Sabei que Allah é Perdoador, Misericordiador”. [Al-Ahzab 33: 59].

O “hijab”
O hijab deixa o rosto descoberto e é utilizado pela maioria das muçulmanas que vivem em países ocidentais. Este véu é obrigatório na Arábia Saudita e na República Islâmica do Irã, além de governos regionais noutros países, como na província Indonésia e Achém.

O “xador”
O xador é uma vestimenta tradicional das mulheres do Irã e cobre todo o corpo dos pés à cabeça, sendo usado sobretudo pelas seguidoras do islamismo. É preso com as mãos ou com os dentes, ou envolvendo suas extremidades em volta da cintura.

Entre os motivos que proíbem o uso destes véus está a sua ligação à criminalidade, uma vez que é dificil saber quem está escondido atrás de um véu integral, já sem aprofundar a dignidade das mulheres obrigadas a vestir estes adereços pela família.
O certo é que debaixo de burcas e niqabes facilmente se ocultam bomba ou armas, pelo que a sua proibição é mesmo uma questão de protecção da integridade e dos direitos de todos nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário